Respostas
Resposta:
originalmente serviam para abrigar itens, e depois, se tornaram uma maneira de exposição de material histórico ou artístico.
Explicação:
Opa, boa noite!
(Não possuo conhecimento sobre este assunto, então vou pegar como fonte o site triscele e museus.art.br)
O museu teve na Grécia Antiga a sua origem, onde núcleos museológicos foram construídos para guardar os tesouros dos templos, devido o acúmulo de ex-votos. Os tesouros eram, então, os sacerdotes faziam a triagem, a classificação, o controle e a segurança desses objetos.
Os museus modernos foram criados no século XVII a partir de doações de coleções particulares como a de Grimani a Veneza. Mas, o primeiro museu como conhecemos hoje surgiu a partir da doação da coleção de John Tradescant, feita por Elias Ashmole, à Universidade de Oxford, conhecido como Ashmolean Museum.
Então entendemos que originalmente serviam para abrigar itens, e depois, se tornaram uma maneira de exposição de material histórico ou artístico.
Resposta: A partir do Iluminismo temos a origem do museu enquanto instituição pública. Graças à pressão das camadas burguesas, as grandes coleções principescas e particulares foram sendo abertas ao público em geral. O Ashmolean Museum de Oxford foi o primeiro museu a abrir suas coleções aos estudiosos.