Em relação ao mascaramento de cátions, utiliza-se um agente mascarante que se une por ligação coordenada com um cátion metálico. Essa ligação é estável o suficiente para que o cátion tenha suas propriedades químicas inibidas e, assim, não reaja de forma normal com agentes precipitantes clássicos. Assinale a teoria que explica esse tipo de situação: A. O agente mascarante funciona como ácido de Lewis, doando elétrons que se ligam com o cátion metálico em um número definido pela quantidade de coordenações do cátion. B. O agente mascarante funciona como base de Lewis, doando elétrons que se ligam com o cátion metálico em um número definido pela quantidade de coordenações do cátion. C. O agente mascarante funciona como base de Arrhenius, doando hidroxilas que se ligam com o cátion metálico em um número definido pela quantidade de coordenações do cátion. D. O agente mascarante funciona como ácido de Arrhenius, doando hidrogênio se que liga com o cátion metálico em um número definido pela quantidade de coordenações do cátion. E. O agente mascarante funciona como base de Lewis, doando elétrons que se ligam com o cátion metálico em um número igual a duas ligações por par de elétrons.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
Ninguém para ajudar??
respondido por:
0
Resposta: B.
Explicação:
O agente mascarante funciona como base de Lewis, doando elétrons que se ligam com o cátion metálico em um número definido pela quantidade de coordenações do cátion.
O agente mascarante possui átomos doadores de elétrons. Em sua estrutura, esses átomos apresentam par de elétrons livres capazes de se ligarem a um cátion que apresenta falta de elétrons. Por exemplo: o NH3 possui uma par de elétrons do nitrogênio, assim como o CH3—NH2 também possui um par de elétrons; logo, os dois compostos podem ser diferentes, mas se comportam de forma semelhante como base de Lewis.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás