1º) A participação paritária da comunidade na gestão do SUS, garantida pela Constituição Federal de 1988 e regulamentada em outros dispositivos legais, é efetivada quando ocorre a: A) Organização de entidades para reivindicar melhorias para pacientes ou categorias profissionais. B) Participação dos representantes na definição dos gestores da saúde para ocupar cargos de comando no SUS. C) Atuação dos representantes nas instâncias colegiadas do SUS em cada esfera de governo. D) Coesão de movimentos populares de bairro com associações profissionais e sindicatos.
Respostas
A comunidade participa partidariamente na gestão do SUS quando se efetiva a atuação dos representantes nas instâncias colegiadas do SUS em cada esfera de governo (Alternativa C).
A participação partidária da comunidade na gestão do SUS
A participação social, que também pode ser chamada de participação comunitária no âmbito da saúde, é estabelecida e regulada pela Lei nº 8.142/90.
Ela ocorre a partir da elaboração das Conferências de Saúde (que indicam e propõem políticas e ações que devem ocorrer de quatro em quatro anos) e dos Conselhos de Saúde (que formulam estratégias e controlam a execução da política de saúde), no âmbito dos três setores do governo, assim como do órgão colegiado de gestão nos serviços de saúde.
Entenda mais sobre a participação partidária da comunidade na gestão do SUS aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/48348659
#SPJ1