Respostas
Resposta:
Explicação:
O império teve inicio com a vinda de dom João VI com a família real Portuguesa para o Brasil em 1807 fugindo das guerras Napoleônicas.
Foi um período bastante conturbado, marcado por revoltas, como a Revolução Pernambucana, ocorrida em 1817, último movimento separatista do período colonial.
Após a volta de Dom João VI para Portugal, seu filho Dom Pedro I assumiu o trono e terminou por declarar a independência do Brasil. Em 1831, devido a várias pressões Dom Pedro I abdica do trono em favor de seu filho Dom Pedro de Alcântara, então com 5 anos. Desta maneira inicia-se o período das Regências, que foi marcado por diversas revoltas, como a Balaiada, Sabinada, Revolta dos Malês, Cabanagem e Revolução Farroupilha.
Em 1840 um golpe realizado pelo partido liberal derrubou o regente Araújo Lima e levou Pedro de Alcântara ao trono, passando este a utilizar o nome de Dom Pedro II. Esse ato ficou conhecido como Golpe da Maioridade.
Dom Pedro II agora no trono utilizou o poder moderador existente na constituição de 1824 para realizar uma alternância no poder entre o partido liberal e o partido conservador, o que garantiu certa estabilidade ao governo. Este período ficou conhecido como parlamentarismo as avessas, pois o imperador eram quem escolhia o primeiro-ministro conforme lhe convinha.
Finalmente, em 1889 o império foi derrubado devido a uma séria de descontentamentos em razão da libertação dos escravos, perda do apoio da igreja católica e fortalecimento do Exército na guerra do Paraguai, vindo a assumir como primeiro presidente da república o marechal Deodoro da Fonseca.