Duarte, Rieg e Scramim (2019, p. 14) afirmam que “uma vez identificado um problema na gestão de um determinado processo, será necessário promover a sua melhoria”. Dessa forma, operacionalizar o ciclo PDCA na gestão dos processos pode se apresentar como uma alternativa de promoção da melhoria contínua.
Com isso, assinale a alternativa correta.
A.
A etapa P (plan) identifica e quantifica o problema, levantando hipóteses e analisando cenários e dados e definindo as causas a serem eliminadas.
B.
A etapa C (check) constitui a execução propriamente dita, preferencialmente na forma de um plano-piloto. Trata-se da execução do plano.
C.
A etapa D (do) constitui em padronizar o novo processo, após os resultados serem apurados. Assim, os colaboradores devem ser treinados para que o problema volte a ocorrer e um novo plano seja elaborado.
D.
A etapa A (act) mede a eficácia da solução testada, analisando se poderia ser melhorada de alguma forma. É a etapa mais difícil de ser implementada, pois, nesse momento, não há uma vinculação aos objetivos estratégicos.
E.
As etapas P (plan) e D (do) se relacionam diretamente com os objetivos estratégicos, pois medem a eficácia da solução testada e se esta pode ser melhorada de alguma maneira.
Respostas
Resposta:
A. A etapa P (plan) identifica e quantifica o problema, levantando hipóteses e analisando cenários e dados e definindo as causas a serem eliminadas.
Explicação:
O ciclo PDCA é composto das etapas de planejamento (plan), execução (do), verificação, checagem (check) e ação (act). A etapa de planejamento (plan) consiste em identificar inicialmente o problema, analisar os dados e definir as causas; é o plano inicial. A etapa de execução (do) consiste em executar o plano traçado, preferencialmente, um plano-piloto. A etapa de checagem (check) consiste em medir a eficácia da execução e analisar mais oportunidades de melhoria. Por fim, a etapa da ação (act) consiste em apurar os resultados e, se bem-sucedidos, padronizar o processo, treinar pessoas e reiniciar o ciclo.
A etapa P (plan) identifica e quantifica o problema, levantando hipóteses e analisando cenários e dados e definindo as causas a serem eliminadas.