• Matéria: Saúde
  • Autor: Pocpoc111
  • Perguntado 3 anos atrás

Um paciente de 05 (cinco) anos de idade do sexo masculino estava apresentando quadros de dores abdominais, diarreia líquida, flatulência e náusea e foi levado para atendimento na Unidade Básica de Saúde. De acordo a análise clínica, observou-se que o paciente havia perdido 13% do seu peso corpóreo, apresentava distensão abdominal e sinais de desnutrição. Em um primeiro momento, o hemograma indicou início de anemia. Suspeitando de parasitose intestinal pelo protozoário Giardia sp., o clínico solicitou a pesquisa do parasito nas fezes (exame parasitológico de fezes) por PCR (polymerase chain reaction).

Os responsáveis pelo paciente fizeram a coleta da amostra (fezes líquida/diarreica) por volta das 2:00 h da madrugada e levaram o material ao laboratório por volta das 13:00 h, pois era o horário que a criança iria para a escola. Durante esse período, a amostra ficou armazenada em temperatura ambiente.

A amostra foi processa no laboratório, da qual foi possível obter os seguintes resultados:

- Ausência de trofozoítos nas fezes (ausência de mobilidade);

- Ausência de cistos nas fezes pelo método de Hoffman;

- Positiva para presença de material genético (PCR com extração de DNA para amplificação de sequências iniciadoras específicas do parasito).

Ao analisar os resultados dos exames laboratoriais, o médico indicou tratamento com metronizadol suspensão oral (40 mg/mL), 5 mL duas vezes ao dia, por 5 dias.

Considerando o caso apresentado e os resultados obtidos no laboratório, pode-se dizer que o paciente não estava infectado pelo parasito e que o tratamento não era indicado? Justifique discutindo os erros e acertos encontrados nesse caso.

Respostas

respondido por: ronaldoo72
0

Resposta:

O ERRO ESTA NO USO ORAL NOS DIAS

Explicação:

Perguntas similares