A luta armada destacada nesse texto é um exemplo de que os quilombos, no período imperial, eram uma forma de
Respostas
Sobre os quilombos no período imperial, estes representavam a resistência da população negra à manutenção da escravidão, assim como ilustra sua formação durante o Período Imperial. Alternativa D.
O que eram os quilombos?
Quilombos eram comunidades compostas por pessoas que em sua maioria eram fugitivos da escravidão no Brasil. Essas comunidades representavam uma forma de resistência ao sistema escravocrata.
A vida como escravos nas fazendas era muito indigna, porque existia muita opressão e violência à pessoas negras nessa condição, de modo que muitos cansados dessa repressão, fugiam e se reuniam em grupos para se proteger (quilombos).
Para sobreviverem, muitos dos quilombos se relacionavam economicamente com outros setores da sociedade na época colonial, como:
- lavradores
- pescadores
- garimpeiros
- camponeses
- mascates
Também participavam em plantações, produção de farinha de mandioca, garimpo e saqueamentos a fazendas. O quilombo mais famoso é o quilombo dos Palmares, localizado em Pernambuco, onde moravam Zumbi dos Palmares e Dandara: heróis da resistência negra.
Leia mais sobre os quilombos: https://brainly.com.br/tarefa/30806278
#SPJ4
Resposta:
A alternativa D é a correta.
Explicação:
Porque ainda no período imperial, os quilombos representavam a resistência e força negra, assim como está resumido na resposta.