• Matéria: Pedagogia
  • Autor: katiakrb
  • Perguntado 3 anos atrás

Um patrimônio histórico e cultural não apresenta intrinsecamente características patrimoniais. Todo patrimônio é fruto de um recorte no espaço e no tempo e, também, de construções intelectuais que o revestem de sentidos que não tinha quando de sua criação. Esse processo envolve uma ativação do patrimônio, isto é, um bem tangível ou intangível que é tornado patrimônio em função das memórias e das identidades consideradas relevantes no momento.

Considerando esse processo de ativação do patrimônio, no qual ocorre a criação de um bem cultural e histórico, qual o nome da operação que o possibilita?​​​​​​​
A. Memoração.
B. Patrimonialização.
C. Aculturação.
D. Tombamento.
E. Registro.

Respostas

respondido por: cleonicegot
0

Resposta: memoração

Explicação:

porq é a memoria de um povo

respondido por: ediliocosta
0

Resposta: Resposta correta Patrimonialização.

Explicação:

O processo de ativação do patrimônio é conhecido como patrimonialização, ou seja, cria-se um patrimônio que, na sequência, será tombado e/ou registrado pelos órgãos competentes. Portanto, registro e tombamento são parte do processo de patrimonialização, mas não o processo completo. A memoração, que éa  o ato de evocar as memórias a que o patrimônio remete, tampouco compreende o processo de patrimonialização em si, bem como a aculturação, que corresponde ao processo de modificação de uma cultura influenciada por outra.

Perguntas similares