Respostas
A probabilidade de Elisa conseguir abrir o aplicativo na primeira tentativa é de 1/100 ou 1%.
Princípio Fundamental da Contagem
Esta questão envolve conceitos da análise combinatória e pode ser resolvida através do Princípio Fundamental da Contagem. Assim, sabemos que a senha do aplicativo que Elisa deseja abrir é composta pelos seguintes elementos:
- Uma vogal maiúscula;
- Uma vogal minúscula;
- Um algarismo de 0 a 9;
- Um de cinco símbolos possíveis.
No entanto Elisa lembra-se que o primeiro caractere é a letra E maiúscula e o segundo é a letra a minúscula. Restando assim o algarismo de 0 a 9 e o símbolo. Como não sabemos a ordem em que os caracteres restantes aparecem, temos duas possibilidades:
O terceiro caractere é um algarismo, logo:
10 × 5 = 50
Ou o terceiro caractere é um símbolo, logo:
5 × 10 = 50
Assim, temos um total de 100 possíveis senhas, pois:
50 + 50 = 100
Destas 100 possíveis senhas, apenas uma está correta. Logo, a probabilidade de Elisa acertar a senha na primeira tentativa é dada por:
P = 1/100
Esta probabilidade pode ainda ser representada por um percentual:
P = (1 ÷ 100) × 100
P = 0,01 × 100
P = 1%
Acho que a questão completa é essa:
"Elisa precisa abrir um aplicativo em seu celular e para isso deve digitar uma senha de 4 caracteres cadastrada no seu primeiro acesso. Essa senha é composta por uma vogal maiúscula, uma vogal minúscula, um algarismo de 0 a 9 e um dos símbolos @, #, %, $ ou &. Ela se recorda que o primeiro caractere dessa senha é a vogal ′E′ maiúscula e que o segundo caractere é a letra ′a′ minúscula, porém se esqueceu quais são os caracteres restantes que compõem os outros dois dígitos da sua senha. Assim, Elisa digitou, aleatoriamente, os caracteres restantes dessa senha na tentativa de acessar esse aplicativo. Qual a probabilidade de Elisa ter conseguido acessar esse aplicativo na primeira tentativa?"
Você pode continuar estudando sobre o Princípio Fundamental da Contagem aqui: https://brainly.com.br/tarefa/51151262
#SPJ4