Pelo amor de Deus me ajudem, essas duas questões valem a nota total e não consigo responder, é para amanhã!
1). Como você explicaria a diferença entre os pontos de fusão dos hidrocarbonetos decano
(-30 ºC) e nonadecano (32 ºC)?
2). Em termos de forças intermoleculares, como se explica a seguinte variação nos
pontos de ebulição:
a. dos gases nobres (em K - Kelvin)
He (4,2) Ne (27) Ar (87) Kr (121) Xe (164) Rn (211)
b. dos hidretos de halogênios (em ºC)
HF (+20) HCl (-85) HBr (-67) HI (-35)
Respostas
Resposta:
Explicação:
1) O decano e o nonadecano são hidrocarbonetos de cadeia simples , dessa forma , quanto maior a cadeia deles , maior será o ponto de fusão , pois maior será as interações de Van der Waals entre as moléculas vizinhas do composto estudado.
Assim , como o nonadecano possui uma cadeia muito maior que o decano , ele possui o maior ponto de fusão.
2) a) Quanto maior a massa molar de um elemento , maior será sua eletrosfera e assim , sua nuvem eletrônica. Dessa forma , observando que as massas molares do He,Ne,Ar,Kr,Xe,Rn são, nessa ordem, crescentes , então os respectivos pontos de ebulição também serão crescentes , afinal , quanto maior a nuvem eletrônica , maior será as interações de Van der Waals.
b) A eletronegatividade dos elementos citados segue a seguinte ordem: F>Cl>Br>I.
A massa molar dos compostos citados segue a seguinte ordem:
HI>HBr>HCl>HF.
Observe que:
Quanto maior a massa molar do composto , maior será seu respectivo P.E (pois maior será as interações de Van der Waals)
Quanto mais eletronegativo for o elemento , maior será o P.E do composto desse elemento. (Pois maior será a intensidade das interações dipolo-dipolo ou deVan der Waals)
Assim , note que o efeito da massa molar prevaleceu , nesse caso , sobre a eletronegatividade , assim : o P.E segue a ordem HI>HBr>HCl devido a massa molar.
Observe , no entanto , que o HF possui uma massa molar muito menor , porém um P.E muito maior que os outros. O motivo disso é que o HF , diferentemente dos demais compostos , além de interagir por forças de Van der Waals e por dipolo-dipolo , também interage por ligações de hidrogênio , que ocorre entre os H's de uma molécula e os F's de outras moléculas , sendo tais interações muito mais poderosas que o dipolo-dipolo e por Van der Waals. Dessa forma o HF possui um P.E muito maior por conta de suas pontes de hidrogênio