A psicologia como ciência e profissão deve fomentar o desenvolvimento humano. É necessário a construção de relações ética e humanizadas, fornecendo um serviço técnico e de qualidade. Ao negligenciar esses aspectos, o profissional pode incidir em uma infração ética. Dados analisados entre os anos de 2014-2018 tramitados no CRP-SP (tabela 1), constataram os contextos que ocorreram as faltas éticas. Eles são diversos, demonstrando que não existe um contexto específico para a ocorrência dessas faltas. As infrações, após o julgamento, têm dois destinos: penalidade ou arquivamento. As penalidades são as seguintes: a) advertência, b) multa, c) censura pública, d) suspensão do exercício profissional, por até 30 dias, e e) cassação do exercício profissional. Tabela 1 I Temas dos processos éticos julgados. Temas f % Carteira Nacional de Habilitação 8 17,78 Vara da Infância e Juventude 3 6,67 Vara da Família 25 55,56 Vara Criminal 4 8,89 Porte de Armas 3 6,67 Concursos 2 4,44 Considerando o Código de Ética Profissional do Psicólogo (CFP, 2005), na sua construção como um instrumento de reflexão da realidade para a orientação prática do profissional, empenha-se em Escolha uma: a. ser um instrumento para normatizar a natureza técnica do trabalho do psicólogo, para assegurar padrões de condutas no exercício da função. b. expressar os valores universais, tais como os constantes na Declaração Universal dos Direitos da Crianças e Adolescentes. c. abrir espaço para a discussão, pelo profissional de psicologia, dos limites relativos aos direitos individuais e coletivos. d. contemplar a diversidade que configura o exercício da profissão e sua crescente inserção em contextos individuais. e. estimular as reflexões que considerem a profissão em suas práticas particulares e específicas, uma vez que os dilemas éticos aparecem em contextos específicos de atuação
Respostas
respondido por:
0
O Código de Ética Profissional do Psicólogo aprovado em 2005, antes de apresentar a conduta técnica do profissional e defender padrões éticos da atividade do profissional, preocupou-se em estimular reflexões, situando a profissão do psicólogo como outra profissão qualquer, não em suas particularidades práticas, tendo em vista que os problemas éticos são inerentes a qualquer atividade profissional.
Consideramos a afirmativa da letra E mais correta.
Importância do Código de Ética no exercício de uma profissão
- respeito aos direitos individuais e coletivos
- relação ética com outros profissionais
- valorização dos princípios fundamentais dos direitos humanos
- respeito às instituições legais
- visa a satisfação plena dos beneficiários
- compromísso ético com os resultados de sua atividade profissional.
Entenda mais sobre Código de Ética Profissional em:
https://brainly.com.br/tarefa/53196204
#SPJ1
respondido por:
1
Resposta: C abrir espaço para a discussão, pelo profissional de psicologia, dos limites relativos aos direitos individuais e coletivos..
Explicação: ava
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás