• Matéria: História
  • Autor: wendreysouusa6058
  • Perguntado 3 anos atrás

Um dos movimentos da Reforma Protestante no continente europeu destacava a atividade profissional do homem como uma espécie de treino moral, conectado ao seu estado de graça e paz de sua consciência. Desse modo, conforme os preceitos do movimento, a atividade profissional, pautada por método e zelo, faria com que o indivíduo achasse sua verdadeira vocação. A partir disso, não apenas o trabalho, mas a racionalidade da prática do trabalho, ligada à vocação, encontraria aquilo que está designado por Deus. A qual movimento reformista pertence esta linha de pensamento?

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
0

O movimento da Reforma Protestante que tinha como uma de suas ideias a dedicação ao trabalho, que através de um sinal divino, acharia a sua verdadeira vocação é o calvinismo.

Calvinismo

O calvinismo foi um movimento reformista que pregava a volta da atenção dos homens ao trabalho, família e religião. Essa premissa estava ligada à teoria da predestinação, onde segundo Calvino, todo o homem estava fadado a perdição eterna.

Porém, com um ato divino, Deus escolheria de forma aleatória alguns para a salvação, este ato seria indissociável, pois para Calvino, todo ser humano era pecador. Segundo o líder calvinista, o ser humano iria sentir o chamado divino, e iriam voltar-se para viver e trabalhar em prol da obra de Deus.

Saiba mais sobre "Calvinismo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2155750

#SPJ4

respondido por: keilasilva8243620
1

Resposta:B.

Movimento calvinista, idealizado por João Calvino.

A Doutrina da Predestinação é o principal preceito ou dogma do calvinismo. Sua descrição, conforme a orientação da doutrina calvinista, relata que, antes do nascimento, Deus já havia escolhido os eleitos e os excluídos e, ao longo da vida, os eleitos receberiam sinais da sua predestinação, como o trabalho e o sucesso material. O movimento anglicano está relacionado à separação Estado e Igreja; o luterano, às críticas de Martinho Lutero à venda de indulgências e aos privilégios por parte do clero. O movimento anabatista está relacionado a práticas mais radicais da Reforma Protestante. Por fim, a Igreja Católica era criticada por todos os movimentos.  

Explicação:

Perguntas similares