• Matéria: Direito
  • Autor: brunateeofilo3354
  • Perguntado 3 anos atrás

"Admitindo que o Estado tem competência legislativa exclusiva em seu território e que é fonte de direito, garantido pelo poder coercitivo que monopoliza, pode-se defini-lo, sociologicamente, como grupo social que, monopolizando o poder coercitivo, garante a eficácia de sua ordem jurídica, aplicada por seus órgãos"

Respostas

respondido por: JuniorSousaa
0

A alternativa correta referente ao Poder Estatal e suas respectivas características, é a Letra B: O monopólio da força é uma característica fundamental do Estado

Do Monopólio do Uso da Força

Para Max Weber, o Estado de Direito pela força, para dar segurança ao povo, é o símbolo de soberania e a razão de ser do Estado.

Ao longo da história, no entanto, isso tem sido a exceção e não a regra, observando que apenas recentemente o Estado assumiu o mais alto grau de domínio militar.

A partir de 1648, desenvolveu-se o conceito de milícia fundada por cidadãos leais ao Estado nacional. A transição do soldado cidadão para o exército cidadão foi resultado do surgimento do Estado-nação como modelo de organização política e do desenvolvimento da tecnologia, principalmente o advento das armas de fogo na sociedade.

Complemento da Questão

Considerando o excerto acima e os seus conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:

a. Um Estado pode se submeter a uma ordem jurídica estrangeira sem comprometer sua soberania Incorreto

b. O monopólio da força é uma característica fundamental do Estado

c. A soberania estatal deve ser demonstrada apenas no plano externo

d. A ordem jurídica nacional pode ser aplicada da mesma forma que a norma jurídica internacional, uma vez que seja mais benéfica ao solicitante

e. A soberania de um Estado não é afetada pela existência de poderes paralelos

Entenda mais sobre o Monopólio do Uso da Força aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/49910291

#SPJ4

Perguntas similares