"Durante a Ditadura Civil-Militar (1964-1985), por meio da centralização da tomada de decisões no poder Executivo, contando muitas vezes com a complacência dos poderes Legislativo e Judiciário, o governo militar impôs uma série de mudanças nas legislações educacionais e na própria LDB de 1961" (COSTA; MUELLER, 2020, p. 9). Leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta: 1. As escolas, no Regime Militar, eram conservadoras e valorizavam a disciplina, a moral e a obediência. II. A deterioração da qualidade da educação pública contribuiu com o desenvolvimento da rede privada de ensino. III. Muitos educadores, artistas e intelectuais foram perseguidos durante a didatura por não aceitarem as determinações impostas pelos militares. IV. A Constituição de 1967 foi elaborada sob supervisão dos militares e desfez boa parte das determinações da Constituição de 1946. Está correto o que se afirma em: A. I e II, apenas. B. I e III, apenas. C. I, II e III, apenas. D. II e III, apenas. E. I, II, III e IV.
Respostas
No período da Ditadura Militar no Brasil, vimos um forte apelo ao conservadorismo e as ideias de rigidez dentro da base para o ensino que era regida pelo modelo tradicionalista. I, II III e IV se apresentam como correta.
O regime militar controlou a sociedade brasileira entre 1964 e 1985
A partir da base promulgada pela Constituição de 1967 e dos Atos Institucionais vimos cada vez mais a organização social sendo controlada por uma parcela da sociedade que colocava em prática os ideias militares, bem como a moral e a obediência dentro de uma hierarquia que não respeitava a democracia.
Por isso, a Constituição de 1988, promulgada após o fim da ditadura, colocou em prática um viés de cidadania ampliada, sendo referência até os dias de hoje.
Mais sobre a ditadura militar:
https://brainly.com.br/tarefa/25113225
#SPJ4