"O processo avaliativo não deve estar centrado no entendimento imediato pelo aluno das noções em estudo, ou no entendimento de todos em tempos equivalentes. Essencialmente, por que não há paradas ou retrocessos nos caminhos da aprendizagem. Todos os aprendizes estão sempre evoluindo, mas em diferentes ritmos e por caminhos singulares e únicos. O olhar do professor precisará abranger a diversidade de traçados, provocando-os a progredir sempre" (HOFFMANN, 2001, p. 47). HOFFMANN. J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. Como todos os aprendizes estão sempre evoluindo e no processo educativo não há paradas e retrocessos quando falamos em construção do conhecimento, é possível relacionarmos a citação com a imagem, no sentido de que elas se complementam quando falamos em avaliação. PORQUE II. Compreende-se que avaliar é um ato que permite diagnosticar a situação de aprendizagem, respeitando os diferentes ritmos e por caminhos singulares e únicos, que implica em uma tomada de decisão, visando a melhoria do processo de ensino e, de aprendizagem, pelo estudante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: Alternativas Alternativa 1: As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. Alternativa 2: As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. Alternativa 3: A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. Alternativa 4: A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. Alternativa 5: As asserções I e II são proposições falsas
Respostas
Dado o raciocínio de Hoffmann e o diagrama apresentado, podemos destacar que a afirmativa I é falsa e a proposição II verdadeira. Alternativa 4. A avaliação é um ato de transformação pessoal e deve ser contínua ou relativamente desarmante. Nunca deve ser um método de humilhação ou constrangimento.
Avaliação no processo de aprendizagem
A avaliação compara os resultados obtidos durante a colaboração professor-aluno, verifica o progresso e as dificuldades e direciona o trabalho para as correções necessárias, de acordo com os objetivos propostos.
A avaliação é parte integrante do processo de ensino/aprendizagem e ocupa atualmente um espaço muito grande no processo educativo. Exige preparo técnico e boa capacidade de observação por parte dos profissionais envolvidos.
Segundo Perrenoud (1999), a avaliação da aprendizagem no novo paradigma é um processo intermediário na construção do currículo e está intimamente relacionado com a gestão da aprendizagem dos alunos.
Ao avaliar a aprendizagem, o professor não deve permitir que os resultados das provas de rotina, que normalmente são inerentemente qualificadoras, sejam superestimados em detrimento de observações rotineiras de natureza diagnóstica.
Leia mais sobre formas de aprendizagem em: brainly.com.br/tarefa/37003072
#SPJ4