"Uma função igualmente importante que o ensino da arte tem a cumprir diz respeito à dimensão social das manifestações artísticas. A arte de cada cultura revela o modo de perceber, sentir e articular significados e valores que governam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade" (BRASIL, 1997, p. 19). BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. A arte na escola não pode ser meramente decorativa, a partir disso, segundo o excerto, é possível afirmar que: Alternativas Alternativa 1: A arte, enquanto cultura, deve voltar-se para uma formação simplesmente técnica. Alternativa 2: Os aspectos sociais da criação artística não são importantes para a formação escolar. Alternativa 3: Os valores e sentidos da obra artística devem ser trabalhados na dimensão social também. Alternativa 4: As experiências do sentir e valorizar a arte não devem fazer parte da proposta pedagógica. Alternativa 5: Os significados de uma obra artística devem ser apresentados exclusivamente no plano histórico
Respostas
Sobre a vivência da arte na escola, é correto afirmar que os valores e sentidos da obra artística devem ser trabalhados na dimensão social também. Alternativa 3.
Como a arte deve ser trabalhada na escola?
O contexto da indagação sugere que a arte não deve ser concebida no ambiente escolar como algo decorativo, como se fosse apenas caracterizada como uma tela ou um jarro de alto valor agregado que permanecem intocáveis sem sentido para a vida real das pessoas, mas que deve trazer as significações da arte como algo natural e inerente à vida humana, demonstrando que todos podem e que produzem arte.
Assim, ficará ainda mais simples o entendimento sobre tendências e escolas artísticas que trazem temáticas urgentes em um determinado período, revelando que podem ser mais simples e eficaz a disseminação de uma informação política ou social através de veículos como romances ou peças de teatro.
Aprenda mais sobre a abordagem artística na escola: brainly.com.br/tarefa/49657075
#SPJ4