• Matéria: Psicologia
  • Autor: ViviLima1785
  • Perguntado 3 anos atrás

"Na aurora do século XX, em plena modernidade, Sigmund Freud extrai do corpus mítico grego, os alicerces para a fundação da psicanálise. Devemos ao autor a sensibilidade e a habilidade para transpor as fronteiras entre as idades da humanidade ao remontar à Grécia antiga, nosso berço, e pinçar em seus relatos míticos, em especial o mito de Édipo, elementos que servirão de matéria-prima para a elaboração de noções básicas desenvolvidas na psicanálise, como o complexo de Édipo. Conforme dramatizado em Édipo Rei, o sujeito é responsável por seus atos inconscientes ou não, o que instaura uma conexão entre a tragédia e a psicanálise. Na biografia de Freud, o psicanalista Ernst Jones sublinha que, em toda a sua vida, o pai da psicanálise ‘provavelmente foi mais absorvido pelo grande problema de como o homem veio a ser homem do que por qualquer outra questão’. Impulsionado em direção a longínquas navegações, Freud intui que o vento da história do processo de humanização - do devir homem -, sopra do passado. Mircea Eliade, por sua vez, enfatiza que o cerne do mito é a origem das coisas, seus primórdios. O mito narra a origem do mundo, do homem, do animal, do fogo, da guerra etc. O autor considera que inclusive os mitos escatológicos giram em torno não do fim em si, mas de um novo começo. " (PASTORE, Janassan Amoroso Dias. Psicanálise e linguagem mítica. Ciência e Cultura, v. 64, n. 1, 2012. ) O Complexo de Édipo, inspirado no mito grego Édipo Rei, ocorre dos três aos cinco anos de idade. A fonte de excitação encontra-se nas mucosas genitais do pênis e do clitóris. Esta fase é caracterizada por diversos eventos de extrema importância na construção da personalidade. Marque a alternativa que apresenta um evento que a caracteriza. Escolha uma: a. Escolha do par romântico. B. Amnésia. C. Controle dos esfíncteres. D. Chupar o dedo. E. Castração

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A construção da personalidade humana se desenvolve a partir do desenvolvimento do indivíduo. A fase orientada frente ao enunciado está na letra A = Castração.

Como podemos observar a estrutura psicótica?

A partir do complexo de castração que se refere ao momento quando a criança percebe que há a diferença entre sexos, podendo ser um menino ou uma menina, se dando esse complexo a partir do psicológico do indivíduo.

Quais os três momentos que elas são apresentadas?

Em primeiro lugar vemos a noção de genital por parte do menino e da menina.

Em um segundo momento vemos a necessidade de abdicar das vontades e excitações por parte do menino, enquanto a menina não sofre esse tipo de ameaça.

No terceiro momento, vemos o medo da castração novamente por parte dos meninos, enquanto as meninas não passam por esse processo.

Por fim, a quarta etapa se apresenta a partir do momento que os meninos tem suas mãos castradas, e, a partir dessa fase pensam que as mulheres são castradas, seguido da última etapa que se dá a partir da separação da mãe e seu desejo passa a se dirigir às outras mulheres, dando um fim ao complexo de castração.

Sobre as ideias de Freud:

https://brainly.com.br/tarefa/12292387

#SPJ4

Perguntas similares