"O conceito de participação se fundamenta no de autonomia, que significa a capacidade das pessoas e dos grupos de livre determinação de si próprios, isto é, de conduzirem sua própria vida. Como a autonomia opõe-se às formas autoritárias de tomada de decisão, sua realização concreta nas instituições é a participação" (LIBÂNEO, 2015, p. 89). O Artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) traz a necessidade de os sistemas de ensino definirem as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica. Considerando o referido artigo e o texto-base citado acima, é correto afirmar que a legislação educacional adota o princípio. Selecione uma alternativa: a) da centralização na gestão do ensino. B) da participação na gestão do ensino. C) da autonomia na gestão do ensino. D) da participação e autonomia na gestão do ensino. E) da regulação normativa na gestão do ensino
Respostas
A legislação educacional adota o princípio de participação e autonomia na gestão de ensino, como formas de se buscar a horizontalização dos processos, evitandos mecanismos autoriatórios, dentro da educação básica (Alternativa D).
Gestão de Ensino e Autonomia
É natural que a gestão de ensino está alinhada com propostas referentes à participação, asism como a autonomia, no sentido de se tomar decisões mais lateralizadas e horizontalidas.
A ideia é buscar instrumentos menos autoritários, assim como favorecer uma maior transparência dentro da comunidade educativa, assim como considerar as próprias realidades dentro da cada instituição.
Esta medida corrobora com a atualidade, estimulando sobretudo, a qualificação das práticas pedagógicas.
Mais sobre gestão de ensino: brainly.com.br/tarefa/52661109
#SPJ4