Respostas
Resposta:
A Guerra do Vietnã foi diretamente influenciada pelo confronto ideológico entre Estados Unidos e União Soviética. O Vietnã do Norte comunista entrou em guerra com o Vietnã do Sul capitalista. Ambas as superpotências envolvidas na Guerra Fria influenciaram essa guerra.
Explicação:
- Guerra Fria
A Guerra Fria é entendida como uma disputa ideológica entre o comunismo e o capitalismo, representados, respectivamente pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e pelos Estados Unidos. Esta conflagração teve início após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e ficou assim conhecida porque ambos os países nunca se enfrentaram diretamente num conflito em seus territórios.
- Guerra da Coréia
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, as disputas pelo domínio de zonas de influência voltaram a ser destaque nos conflitos mundiais. No entanto, com o fim da ascensão fascista e a vitória dos Aliados, duas ideologias, pós-1945, saíram vencedoras: o socialismo representado pela URSS e o capitalismo, liderado pelos EUA. Assim, enquanto as duas grandes potências vencedoras aumentavam suas zonas de influência e suas
forças militares, os países do eixo, com a derrota, perderam territórios e poder político. Na Ásia, os japoneses desocuparam a península coreana após as derrotas para as tropas soviéticas ao norte e para os americanos ao sul, deixando na Coreia a marca de uma presença cruel e repleta de barbaridades.
- Guerra do Vietnã
Ainda neste período da Guerra Fria, outro conflito que foi influenciado pela bipolarização do mundo foi a guerra do Vietnã. A guerra foi uma consequência direta dos desdobramentos da chamada Guerra da Indochina, que tornou o Vietnã independente da França e separado em norte socialista, liderado pelo revolucionário Ho Chi Minh e sul capitalista, governado por Diem Dinh. As tentativas de reunificação do país através de eleições não foram bem sucedidas, ampliando ainda mais a tensão entre os dois países e a influência da União soviética ao norte e de países capitalistas ao sul.