• Matéria: Filosofia
  • Autor: LuciaraF5212
  • Perguntado 3 anos atrás

1) Com as suas próprias palavras, escreva um resumo de aproximadamente 2 parágrafos sobre a obra de Hesíodo intitulada Os trabalhos e os dias. 2) Faça uma lista contendo alguns ensinamentos oriundos das frases gnômicas presentes na obra. 3) Comente a sua impressão geral do conteúdo da aula, destacando o que gostou de aprender. 4) Apresente uma reflexão escrita sobre o conteúdo explicando se as informações apresentadas devem ser entendidas como filosofia ou como mitologia

Respostas

respondido por: rubensousa5991
0
  1. Os Trabalhos e os Dias, também conhecido como As Obras e os Dias, é um poema épico de Hesíodo, um dos primeiros autores conhecidos da Grécia Antiga;
  2. lei, justiça e injustiça, religião entre outros ensinamentos;
  3. Contexto histórico sobre a Grécia antiga que se divide em: Civilização Helênica ou Grécia antiga;
  4. A obra fala sobre o trabalho e a ociosidade do homem.

Os trabalhos e os dias

1º)

Os trabalhos e os dias é um poema épico do  século VIII aC. Escritor grego Hesíodo que é parte almanaque, parte tratado agrícola e parte sermão. É endereçada a seu irmão Perseu, que por trapaça e suborno já garantiu para si muito da herança e também está tentando obter outra vantagem. Na tentativa de desencorajá-lo de tais práticas, Hesíodo conta dois mitos na primeira parte do poema  que descrevem a necessidade de honestidade e trabalho duro na vida.

Um pega e continua a história de Pandora, que por curiosidade abre o pote, desencadeando vários males sobre a humanidade, e o outro traça o declínio do homem após a Idade de Ouro. Contra a crueldade e a injustiça de seus contemporâneos, Hesíodo afirma sua fé inabalável  no poder da justiça.

2°)

Os trabalhos e Dias é um poema sobre moralidade. Hesíodo lida com quase todos os problemas morais do mundo: lei, justiça e  injustiça, religião, paz e guerra, bem como questões familiares e comunitárias, questões que atormentaram gerações e continuam a nos atormentar.

Grande parte do poema é dedicada a algumas instruções práticas, que mais detalhadamente acabam por apoiar as afirmações de Hesíodo sobre moral ou conselhos já conhecidos pela maioria e, portanto, de pouco valor prático. Tudo isso sugere fortemente que Trabalho e dias é um ensinamento moral e não prático.

3°)

O mais interessante sobre as aulas foi o contexto histórico sobre a grécia antiga que podemos resumir da seguinte forma: A Grécia Antiga, ou Civilização Helênica, é como conhecemos a civilização formada pelos gregos na parte sul da Península Balcânica, que se estendia ao resto do Mediterrâneo além das costas das Cíclades,  Ásia Menor e  Mar Negro. oficialmente na era homérica, por volta de 1100 aC. e continuou até a  Grécia se tornar um protetorado romano em 146 aC.  

A história grega consiste em cinco períodos criados por historiadores, sendo o clássico o apogeu dos gregos. Durante este período, a polis, especialmente Atenas e Esparta, floresceu. Os gregos fizeram algumas contribuições importantes para a humanidade  em conhecimentos como história e filosofia

4°)

O poema gira em torno de duas verdades universais: o trabalho é o destino universal do homem, mas  aquele que quer trabalhar sempre sobrevive. Hesíodo prevê uma vida de trabalho honesto (que ele vê como a fonte de todo o bem) e ataca a ociosidade, dando a entender que tanto os deuses quanto os homens odeiam a ociosidade.

Dentro do conselho e  sabedoria do poema, Hesíodo também segue sua própria agenda, até certo ponto, atacando juízes injustos (por exemplo, aqueles que decidiram a favor de Perses, o irmão mais novo de Hesíodo, que foi herdado pelo julgamento desses juízes injustos) e alfândega usura.

Saiba mais sobre Hesíodo:https://brainly.com.br/tarefa/20976340

#SPJ4

Perguntas similares