Diante a análise dos documentos propostos acima e conforme os estudos sobre este período, analise as afirmativas abaixo, considerando (V), para o que for verdadeiro e (F), para o que for falso.
( ) A independência do Brasil foi articulada e levada a cabo por uma elite interessada na manutenção das estruturas tradicionais de produção cuja base era o sistema de trabalho escravo e a grande propriedade.
( ) 7 de setembro de 1822 representou e ainda representa um novo período da história do Brasil, sendo o fim das instituições absolutistas e o início de um novo período democrático e republicano.
( ) Moderados como José Bonifácio, Januário da Cunha Barbosa e José da Silva Lisboa defendiam a organização do país sob uma república constitucional e tinham apoio dos trabalhadores urbanos do país.
( ) Havia os defensores da república e da democracia e nesse grupo estavam os indivíduos que compunham atividades relacionadas a agricultura, interessados na manutenção da escravidão.
Considere a alternativa que apresenta a sequência correta.
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V e F.
Alternativa 2:
V, V, F e V.
Alternativa 3:
V, F, F e F.
Alternativa 4:
F, V, V e F.
Alternativa 5:
F, V, F e V.
Respostas
Sobre o processo de independência do Brasil e as relações políticas e sociais que vieram posteriormente, podemos afirmar que a sequência das afirmativas, verdadeiras ou falsas, é: V-F-F-F. Portanto, a alternativa correta é a 3.
Independência do Brasil
O processo emancipatório brasileiro foi articulado por uma aristocracia escravista que queria manter seus privilégios conquistados após as reformas administrativas que encerraram o pacto colonial, e não aceitariam a recolonização do Brasil.
Após a independência, seria necessário a criação de uma Constituição, onde José Bonifácio, foi um dos principais elaboradores da Constituição de 1823, onde nela defendia que seria necessário a abolição gradual da escravidão, que para Bonifácio, a introdução da mão de obra assalariada negra no Brasil, seria essencial para o fortalecimento do Império.
Porém, não houve a promulgação desta Constituição, e, de forma autoritária, Dom Pedro I dissolveu o Parlamento, e reúne apenas pessoas de sua confiança e outorga, ou seja, impõe uma nova Constituição baseada em seus interesses. A Constituição de 1824 foi marcada pela perpetuação dos moldes colonialistas, e mantendo na prática o Brasil sob um governo absolutista.
Saiba mais sobre "Independência do Brasil" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17690733
#SPJ1