Respostas
A mesopotâmia é um lugar um tanto pobre de recursos, não havia neste lugar muitas possibilidades de criação de animais, criação de lavouras de agricultura, ao menos que eles se situassem próximo a algum rio que lhes garantia água para si mesmos, para os animais e para as suas plantações.
Assim, os rios representavam para eles fertilidade do solo, e dos animais trazendo alimento, possibilitando trocas diversas entre eles e melhorando a qualidade de suas vidas, além de os direcionarem melhor quando ousavam explorar novas áreas.
Os rios foram importantes para os povos mesopotâmicos pois eram a base de sua economia.
A própria região ganhou este nome (Mesopotâmia quer dizer "terra entre rios") por causa dos dois rios que definem a sua geografia, o Tigre e o Eufrates, e foi na margens destes rios que os mesopotâmicos desenvolveram a sua agricultura, foi através deles que desenvolveram o comércio e foi graças a eles que lá surgiu a primeira civilização.
Embora a mesopotâmia seja uma região, e não um povo (são exemplos de mesopotâmicos os assírios, os sumérios, os babilônicos e os persas, por exemplo), todos os povos que se desenvolveram na região dependeram, de um modo ou de outro, do controle e uso das águas e da força dos dois importantes rios.
Mais sobre a Mesopotâmia em:
https://brainly.com.br/tarefa/715829