• Matéria: Sociologia
  • Autor: dcastrooliveira7
  • Perguntado 3 anos atrás

Os economistas supõem que você pode comparar todas as coisas possíveis com uma medida comum de felicidade ou satisfação, que eles chamam de utilidade. As pessoas tomam decisões, segundo os economistas, a partir de um modelo chamado custo-benefício. Ou seja, as pessoas quando confrontadas com um orçamento apertado, procuram ajustar as quantidades dos produtos ou serviços para maximizar a sua utilidade total. Por exemplo: se você estiver com muita fome, o primeiro pedaço de pizza que você come lhe traz utilidade máxima. O segundo pedaço não é tão bom quanto o primeiro. E, o vigésimo pedaço poderá fazer você se sentir mal e trará uma utilidade negativa. Portanto, segundo o que foi dito acima, a teoria que norteia a análise econômica do sistema capitalista é a:

a) Teoria do big-bang, que demonstra a origem do universo.

b) Teoria do valor utilidade, que é subjetiva e depende do gosto.

c) Teoria da mais-valia, que mensura a exploração econômica.

d) Teoria do valor trabalho, que mensura o tempo nos objetos produzidos.

e) Teoria da psicanálise, que trata das neuroses da modernidade.

Respostas

respondido por: fmpontes93
0

Resposta:

b) Teoria do valor utilidade, que é subjetiva e depende do gosto.

Explicação:

O texto sintetiza o princípio da utilidade marginal decrescente, que afirma que a utilidade total e o consumo têm uma relação negativa, isto é, quanto maior o consumo de determinado bem ou serviço, menor a sua utilidade marginal (ou seja, menor é o valor acrescentado à utilidade total pelo consumo de uma unidade adicional desse bem).

No entanto, a Teoria do Consumidor pode ser desenvolvida sem o apelo à ideia abstrata de utilidade: Pode-se desenvolvê-la por meio dos conceitos de restrição orçamentária e de curvas de indiferença. Estas representam a preferência do consumidor entre diferentes cestas de bens e serviços.

Perguntas similares