Nos últimos anos, o termo Neuroética tem sido usado tanto para designar (i) o campo de estudos que visa a dar conta das questões éticas, legais e sociais suscitadas pela pesquisa neurocientífica e pelo uso de tecnologias de neuroimagem quanto para designar (ii) o campo de estudos dedicados às bases neurais da moralidade, das tomadas de decisão e da correlação entre estados neurais e comportamento em geral. Esse sentido duplo comumente atribuído ao termo Neuroética é o que norteia a definição da International Neuroethics Society, segundo a qual a Neuroética é o campo que estuda as implicações das neurociências para o autoconhecimento humano, ética e política. É de conhecimento geral que os progressos na pesquisa neurocientífica têm exercido grande impacto e influência na vida humana. Sobre isso, podemos falar, dentre tantas outras coisas, do tratamento e diagnóstico de doenças neurológicas e de transtornos psiquiátricos, assim como do papel desempenhado pela investigação genética e neuropsicofarmacológica no aprimoramento de atividades cerebrais, sobretudo o aprendizado e a memória. Podemos também falar de um significativo avanço na compreensão dos mecanismos que subsidiam nossos processos sociais, isto é, dos mecanismos que subsidiam a percepção emocional de corpos e expressões faciais, a memória emocional, a personalidade, a propensão para comportamentos “utilitaristas” ou altruístas e os julgamentos morais, bem como os mecanismos que subsidiam os nossos outros comportamentos que colorem, para o bem e para o mal, a vida humana e nossas relações sociais e afetivas.
ALMADA, Leonardo Ferreira. Aspectos éticos, legais e sociais das neurociências. Rev. Simbio-Logias, v.6, n.8, p. 89-100, nov. 2013.
Diante de tantas possibilidades suscitadas pela pesquisa neurocientífica, analise as afirmativas apresentadas na sequência.
I. A Ética das Neurociências é uma consequência necessária e inevitável de questões pragmáticas concernentes ao modo como os frutos da Neurociência social podem e devem ser aplicados.
II. Uma das preocupações da Ética das Neurociências diz respeito às tecnologias de neuroimagem.
III. A Neuroética, Neurociência da Ética, Ética das Neurociências são áreas que estão na base de uma Neurociência Social.
IV. As questões éticas aplicadas as neurociências pouco auxiliam os profissionais e cientistas no avanço do conhecimento.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. *Correto*
c.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
e.
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
Apenas I, II e III estão corretas.
Explicação:
respondido por:
3
Resposta:
Apenas I, II e III estão corretas.
Explicação:
Corrigido pelo AVA!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás