A giardíase é uma infecção intestinal que afeta crianças e é transmitida a partir do contato com as fezes de pessoas ou animais contaminados. Um estudo realizado no Rio de Janeiro realizou exames de fezes em 89 crianças menores de 4 anos de uma creche pública. O resultado foi surpreendente: 44 delas, quase 50% do total, estavam infectadas pelo parasita intestinal Giardia lamblia. Sendo que 29 das crianças infectadas estavam com o parasita de genótipo A, o mais comum em humanos. Os outros 15 casos estavam infectados pelo genótipo E, comum apenas em animais de produção, como cavalos, bois e porcos. Essa foi a primeira vez em que foi encontrada infecção humana por esse tipo de parasita em um número significativo de pacientes.
Apesar de os surtos de giárdia se intensificarem através do contato interpessoal, observa-se a prevalência dos casos em regiões onde não há saneamento básico.
Com relação aos surtos de giardíase e sua relação com o tratamento de água para abastecimento, analise as afirmações a seguir:
I. Os oocistos de giárdia e outros patógenos podem ser considerados indicadores de falhas no processo de tratamento e/ou controle da qualidade da água.
II. Em casos de surtos de infecção por patógenos da água em locais com saneamento básico, deve-se considerar a possibilidade de recontaminação na rede de distribuição de água.
III. Um parâmetro indireto de monitoramento de patógenos na água tratada é a cor, pois é uma medida de partículas suspensas, dentre as quais, por exemplo, podem estar contidos os oocistos de giárdia.
IV. No tratamento convencional de água, destaca-se a filtração para a remoção de oocistos de giárdia devido à formação dos biofilmes e à retenção deles no meio filtrante por adsorção.
Considerando as alternativas apresentadas, é correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e IV, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
III e IV, apenas.
Alternativa 5:
II, III e IV, apenas.
Respostas
Resposta: I, II e IV.
Explicação: A III está errada, pois o parâmetro indicativo de contaminação por oocistos de giárdia seria turbidez e não cor. Desta forma a resposta certa é: I,II e IV, apenas.
Resposta:
3) I, II e IV
Explicação:
Conforme dica da professora em aula, a definição da afirmativa III está errada, a definição ali descrita na verdade se refere a descrição de Turbidez e não da Cor (conforme página 81 do livro).
"III. Um parâmetro indireto de monitoramento de patógenos na água tratada é a cor, pois é uma medida de partículas suspensas, dentre as quais, por exemplo, podem estar contidos os oocistos de giárdia. "
Definição de Turbidez: É a medida da quantidade de partículas em suspensão (material insolúvel) presentes na água e que impedem a passagem de luz.
Definição de Cor: Parâmetro de aspecto estético de aceitação ou rejeição do produto. A cor indica a presença de substâncias dissolvidas ou finamente divididas, que conferem coloração específica à água.