Os movimentos populares surgiram em torno de temas como etnia, gênero, ambiente, entre outros, e passaram a incorporar, de algum modo, o ideário popular. Marque a resposta que explica de forma correta o conceito desses movimentos. A. a) O movimento popular é fruto das contradições sociais e econômicas do sistema socialista, podendo o movimento popular ser um agrupamento de comunidades carentes que ocupam uma área . B. b) Os movimentos populares podem se manifestar de várias formas, como por meio de realização de reuniões periódicas; promoção de concentrações apartidárias de determinada filosofia política; edição de manifestos públicos de repúdio ou aprovação de atos, fatos, personalidades ou autoridades, entre tantas outras. C. c) Os movimentos populares são definidos como fluídos, fragmentados e perpassados por outros projetos sociais. Lutas motivadas por ação ou omissão do Estado em relação a um determinado grupo social, que, assim, desvinculado do próprio Estado – como um “corpo social” –, busca melhorias de suas condições, reivindicando direitos fora da estrutura organizacional e jurídica do próprio Estado. D. d) Os movimentos populares devem ser qualificados por focarem em problemáticas urbanas, que têm relação com o uso, a distribuição e a apropriação do espaço urbano. Portanto, são movimentos sociais urbanos as manifestações que dizem respeito ao uso do solo. E. e) Os movimentos populares lutam para conhecerem o funcionamento da cidade. De meados dos anos 70 em diante, o Brasil viu surgir inúmeros movimentos de luta por todos os serviços urbanos que faziam falta nos bairros populares.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Você acertou!
C.
c) Os movimentos populares são definidos como fluídos, fragmentados e perpassados por outros projetos sociais. Lutas motivadas por ação ou omissão do Estado em relação a um determinado grupo social, que, assim, desvinculado do próprio Estado – como um “corpo social” –, busca melhorias de suas condições, reivindicando direitos fora da estrutura organizacional e jurídica do próprio Estado.
O movimento popular é fruto das contradições sociais e econômicas do sistema capitalista, podendo ser um agrupamento de comunidades carentes que ocupam uma área urbana. O Movimento Popular é um sujeito coletivo oriundo das contradições econômicas do sistema capitalista e em confronto com esse sistema; é um movimento não institucionalizado e é formado pelas camadas pobres. O Movimento não é um sujeito histórico fruto da estrutura econômica, mas fruto das condições subjetivas dessa estrutura.