½) Durante a leitura grife as palavras que você
não conhece e na sequência elabore um glossário em seu caderno. b) Qual o impacto da globalização para o papel econômico do
Estado? c) A autora cita que "o Estado de bem-estar social nos países desenvolvidos foi substituído pelo Estado competidor". Qual a intencionalidade dela com essa afirmação? E de que maneira a globalização interfere nesse processo? d) Elabore um mapa mental com informações sobre a organização do Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional e a Organização do comércio, seus objetivos e estratégias junto ao papel do Estado e publique nas redes sociais utilizando a #CurricoloemAcaoCHS.
Respostas
Resposta:
Explicação:
a) São palavras que podem ser desconhecidas e um exemplo de glossário:
- Globalização: processo interação entre os países que resulta na maior interdependência econômica e cultural entre eles;
- Subordinado: no contexto do texto significa que o Estado tem que obedecer às ordens da economia global;
- Desregulamentação: simplificação, redução ou extinção das regras estatais para beneficiar os grandes grupos que exercem influência sobre o Estado;
- Privatização: venda das empresas públicas para a iniciativa privada;
- Estado de bem-estar social: ocorre quando o Estado é o principal agente para garantir as melhorias sociais e econômicas de uma sociedade;
- Liberalizar: adotar medidas e práticas liberais.
b) O impacto da globalização para o papel econômico do Estado é o de torna-lo mais subordinado às regras da economia global.
c) A intencionalidade da afirmação, de que ocorreu a troca do Estado de bem-estar social pelo Estado competidor, é o de mostrar que o papel do Estado se modificou ao longo de sua história recente, passando de um Estado que garantia os direitos sociais básicos para um Estado que funciona apenas como um ente regulador.
d) Os principais objetivos e estratégias das principais organizações internacionais são:
- Banco Mundial: o seu objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas nos países através do financiamento, erradicando a pobreza extrema para construir a prosperidade nos países. Sua estratégia consiste em enviar créditos para que os países possam investir em projetos como a saúde, a educação, saneamento básico, agricultura, indústria e meio ambiente. Os países membros é que definem em quais regiões o dinheiro será investido.
- Fundo Monetário Internacional: os objetivos dessa organização é o de promover a cooperação internacional para evitar que o mundo possa entrar em crises econômicas que podem desestabilizar todo o sistema econômico e também realizam financiamento para seus países-membros. Sua principal estratégia atual é a concessão de crédito para países que estejam em crise.
- Organização Mundial do Comércio: os objetivos da OMC é realizar o aumento das trocas comerciais entre os países membros e liberalizar as trocas comerciais. As suas principais estratégias são feitas através da realização de regulamentações que visam combater o protecionismo comercial entre os países.
Os organismos internacionais na economia global
Os organismos internacionais são entidades formadas por diversos países que visam influenciar para que o funcionamento da economia global.
Muitos desses organismos possuem como membros os países desenvolvidos que ditam as regras da economia mundial e contribuem para a existência da desigualdade entre os países.
Aprenda mais sobre o impacto econômico da globalização em: https://brainly.com.br/tarefa/54200336
#SPJ2