) Para construir barracos em uma região onde predominam matacões (pedras gigantes), os invasores do Jardim Paraná, loteamento clandestino na serra da Cantareira, pagam a pedreiros para explodirem as pedras com dinamite. Algumas dessas pedras ficam instáveis. Suponha que uma pedra de 10 toneladas, inicialmente em repouso, deslize, sem rolar, de uma altura de 72 metros e que, nesse processo, aproximadamente 90% da variação de sua energia potencial gravitacional seja dissipada por atrito. Www. Conservation. Org Considerando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s2, a quantidade de movimento final da pedra em kg m/s é, aproximadamente, igual a:
Respostas
A quantidade de movimento final da pedra é de, aproximadamente, 1,2 x 10^5.
Impulso e quantidade de movimento
Impulso é outra maneira de ver como os objetos afetam o movimento uns dos outros. Em vez de observar como as forças mudam ao longo do tempo da interação, podemos observar como os objetos se movem antes de interagirem e depois de interagirem.
Nesse sentido, tanto a massa quanto a velocidade de um objeto em movimento contribuem para o que é necessário para mudar o movimento do objeto em movimento. O produto da massa pela velocidade de um objeto é chamado de momento . A quantidade de movimento é um vetor quantidade que tem a mesma direção que a velocidade do objeto e é representada por uma letra minúscula p.
F=m×Δv/t
Sendo assim, temos que:
A energia mecânica da pedra na altura de 72m é só a energia potencial gravitacional, sendo que 90% foram dissipadas:
Mais sobre Impulso em:
https://brainly.com.br/tarefa/773238
#SPJ4