)Texto base: O que é correto afirmar sobre a Monarquia Absolutista na Europa até sua queda com a Revolução Francesa? Alternativas: a) O Absolutismo foi o regime da centralização: os soberanos passaram a concentrar todos os poderes, ficando os cidadãos excluídos de qualquer participação e controle na vida pública. B) Na Monarquia Absolutista o poder estava todo concentrado nas mãos dos reis. Porém, os camponeses e vassalos tinham todas as regalias, desde que fossem fiéis aos seus reis. C) A Igreja lutava contra o poder absoluto da Monarquia e protegia os vassalos contra as explorações e altos impostos que a nobreza desejava cobrar. D) O Estado absolutista não dependia de nenhum recurso proveniente de impostos. Era absoluto e possuía um grande poder econômico que vinha de gerações. E) A Monarquia Absolutista era organizada por uma sociedade de Estamentos, em que a classe que detinha o maior poder na pirâmide hierárquica era formada pelos nobres proprietários das terras. Em seguida vinha a burguesia, formada pelos donos do comércio, que lutavam por títulos da nobreza. Logo depois, o clero, representado pelos religiosos que deviam muitos favores aos nobres. Por fim vinha a classe trabalhadora, ou seja, os vassalos
Respostas
Acerca das características da Monarquia Absolutista até seu término em razão da Revolução Francesa, é correto afirmar que foi o regime da centralização, onde os soberanos concentravam todos os poderes, excluindo os cidadãos da participação pública. Alternativa A.
A centralização do poder durante a Monarquia Absolutista
Os reis soberanos se aproveitavam da mentalidade extremamente religiosa e obediente do povo para efetivar o Absolutismo, pois qualquer questionamento ou oposição eram desencorajados e punidos, visto que se a maioria das pessoas tinha medo dos castigos divinos, temia também o rei que se dizia o próprio Deus, assim, aceitavam os muitos problemas sociais acreditando que o governante agia de tal forma, tendo em vista que era o modo correto de agir.
O Iluminismo foi fundamental para reconstruir essas mentalidades e propor análises mais racionais dos fatos das mais diversas naturezas, algo fundamental para que o povo submisso, especialmente o francês, conseguisse romper essa imposição, já que sem povo não há governo que se sustente.
Aprenda mais sobre o Absolutismo: brainly.com.br/tarefa/4356160
#SPJ4