• Matéria: História
  • Autor: KyokoOtome8634
  • Perguntado 2 anos atrás

4) Analise a seguinte informação: "Na banca da feira, havia cupuaçu, bacuri, taperebá e outras frutas regionais. " Considerando o contexto e estabelecendo relações entre os termos destacados, assinale a alternativa que apresenta uma relação verdadeira: Selecione uma alternativa: a) O termo "cupuaçu" é hipônimo de "frutas regionais", mas não de "taperebá". B) O termo "taperebá" é hipônimo de "frutas regionais" e, também, de "bacuri". C) O termo "frutas regionais" é hiperônimo de "bacuri", mas não de "taperebá". D) O termo "frutas regionais" é hiperônimo de "cupuaçu", mas não de "bacuri". E) O termo "bacuri" é hiperônimo de "cupuaçu" e, também, de "frutas regionais"

Respostas

respondido por: britodavim
0

Considerando os conceitos de hiperônimo e hipônimo e aplicando-os à frase dada, está correto quando se diz que "cupuaçu" é hipônimo de "frutas regionais", porém, não é hipônimo de "taperebá". (Alternativa A)

Hiperônimos e Hipônimos

Hiperônimos e Hipônimos são dois conceitos abordados na Língua Portuguesa, mais precisamente no campo da semântica, que de modo geral estuda o significado das palavras. Os dois conceitos podem aparecer em um mesmo contextos, visto que, possuem diferenças antagônicas, conforme descritas abaixo:

  • Hiperônimos: este conceito trata de termos com sentidos genéricos, que abrangem uma categoria. Por exemplo: frutas regionais, que é hiperônimo de todas as frutas dentro desse grupo, tais como, cupuaçu, taperebá, bacuri.
  • Hipônimos: ao contrário do anterior, refere-se aos termos específicos com relação aos gerais. Por exemplo: cupaçu, taperebá e bacuri são hipônimos de frutas regionais.

Aprenda mais sobre hiperônimos e hipônimos em: https://brainly.com.br/tarefa/8736015

#SPJ4

Perguntas similares