5. Em relação à compreensão das teorias cognitivas e sociais da aprendizagem, identifique a resposta correta: A. A abordagem cognitiva da aprendizagem surge como um contraponto à abordagem social da aprendizagem. B. De acordo com a abordagem cognitiva da aprendizagem, todos os comportamentos recompensados serão aprendidos e imitados no futuro. C. De acordo com a abordagem social da aprendizagem, todos os comportamentos recompensados serão imitados no futuro. D. A teoria social da aprendizagem parte da compreensão cognitiva da aprendizagem enfocando a aprendizagem a partir da observação. E. Tanto para teorias cognitivas quanto para teorias sociais, a aprendizagem de um comportamento requer a sua expressão em uma situação semelhante
Respostas
Concernente as teorias cognitivas e sociais para a aprendizagem, podemos dizer que a teoria social de aprendizagem busca a partir do entendimento cognitivo dela através da observação, por isso a alternativa D é a correta.
Teorias de aprendizagem
As teorias de aprendizagem são teorias desenvolvidas por estudiosos sobre as formas que ocorrem o desenvolvimento e a aprendizagem humana desde a infância até a vida adulta.
A teoria social de aprendizagem visa mostrar que a observação e interação com o meio que o cerca é o maior possibilitador para a construção do ser.
Dessa maneira, vemos que a teoria cognitiva é um agregador da abordagem social e não um contraponto, pois ela busca mostrar que a aprendizagem desenvolvida é construída a partir de informações pré existentes na mente do indivíduo ao longo das suas relações.
Para saber mais sobre Teorias de aprendizagem, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/33568536
#SPJ4
Resposta: D. a teoria social da aprendizagem parte da compreensão cognitiva da aprendizagem enfocando a aprendizagem a partir da observação.
Explicação: Pois, as teorias cognitivas da aprendizagem surgem como um contraponta às teorias behavioristas da aprendizagem. Nessas teorias, os aspectos não visíveis são enfatizados. As teorias sociais seguem o raciocínio semelhante e enfatizam a observação como elemento importante para o desenvolvimento da aprendizagem. De acordo com ambas as teorias, é possível aprender um novo comportamento sem desempenhá-lo, apenas armazenando aquela informação em nível mental e utilizando-a quando for necessário.
Destaca-se, ainda, que nessa perspectiva nem todos os comportamentos observados serão repetidos em situações futuras. Um fator determinante para essa ocorrência é se o modelo foi ou não recompensado pela ação. Além disso, quando o comportamento observado não é recompensado, também pode haver aprendizado, entretanto, há menos chance de que seja imitado no futuro.