• Matéria: Ed. Física
  • Autor: jorgearabe
  • Perguntado 3 anos atrás

Você faz parte de um grupo de profissionais de Educação Física do clube que trabalha e mensalmente o diretor deste clube pede para algum dos profissionais ministrar uma palestra sobre aspectos fisiológicos da glicólise. Uma das questões mencionadas pelos profissionais presentes foi a produção de ácido lática sobre a fadiga em exercício, inclusive com alguns argumentos de que esse (o ácido lático) é a principal cause de fadiga em exercício. Diante o que a literatura científica tem mostrado, explique para o profissional em questão os porquês do nosso corpo não ser capaz de produzir esse metabolito.

Respostas

respondido por: diegodasilvabezerra
1

O ácido lático ou lactato é produzido continuamente no metabolismo humano e especialmente durante o exercício.

Ácido lático

O corpo humano produz quantidades significativas de ácido lático durante a atividade física. Durante a atividade física extenuante, o excesso de ácido lático é frequentemente produzido, e o ácido lático se forma muito mais rápido do que é removido, o que pode causar fadiga muscular.

Quando o ácido lático é formado pelo organismo em repouso, ele é imediatamente ionizado pelo metabolismo impedindo que se acumule.

Mas durante a atividade física a produção de ácido lático aumenta significativamente e quando acumula em altos níveis no sangue e nos músculos, ele cria um ácido chamado acidose lática, que pode causar fadiga muscular, e altos níveis podem impedir a recuperação muscular.

Saiba mais sobre o ácido lático, aqui:

brainly.com.br/tarefa/53792530

#SPJ1

Perguntas similares