9. No século XIX a economia brasileira estava centralizada A) nos engenhos que se utilizava da mão de obra indígena para suas produções. B) na produção agropecuária, pois, neste período a principal força de trabalho era os imigrantes italianos. C) na produção de café, pois, neste período predominava no Brasil o escravismo. D) na produção de laticínios, pois, neste período a principal força de trabalho era os imigrantes italianos
Respostas
Resposta:
C) na produção de café, pois, neste período predominava no Brasil o escravismo
A economia brasileira do século XIX estava concentrada na produção de café, pois, neste período predominava no Brasil o escravismo, havendo ainda a transição entre a mão de obra cativa e assalariada por meio da figura dos imigrantes. Alternativa C.
Produção de café e escravismo
O trabalho escravo impulsionou a economia do Brasil até o ciclo cafeeiro, sendo que em tal período os debates e as pressões internacionais se intensificavam pela abolição da escravatura, contudo, os fazendeiros e os governantes prezavam por um processo gradual para não interferir nos lucros.
Até que com a liberdade dos escravos, o trabalho teve que continuar nas lavouras, requerendo a presença de muitos imigrantes que se interessaram pela moradia em São Paulo e no Sul, especificamente, porque faltava trabalho na Europa em razão da Revolução Industrial, um ciclo que teria seu declínio apenas na crise de 1929.
Aprenda mais sobre o ciclo econômico cafeeiro no Brasil: brainly.com.br/tarefa/1285512
#SPJ2