Se formos recuperar a história dos métodos de alfabetização e seus movimentos de permanência e ruptura, encontraremos várias discussões sobre a maneira de ensinar. Alguns pontos podem ser destacados: a busca de métodos que incidem sobre a compreensão dos aspectos de representação da fala codificados na escrita nem sempre coincide com a busca de métodos que focalizam a compreensão do texto. Temos então, quando ensinamos a leitura, diversos aspectos da compreensão em jogo, mas tratados diferentemente.
Sobre os métodos, marque a alternativa incorreta:
(A)Nos métodos que tentam romper com a falta de sentido, buscam-se nas palavras, nas sentenças ou no texto, em seu conteúdo e tema, princípios que permitam ao aluno descobrir, de forma mais significativa, elementos do sistema de escrita. Mas, mesmo assim, o caminho supõe como meta também a decodificação, mesmo quando não se defende que esta seja ensinada explicitamente.
(B)Na história dos métodos analíticos, constatamos que alguns adeptos mais radicais do método global vão defender que o processo de análise seja realizado espontaneamente pelo próprio aluno e que não seria preciso intervir apontando unidades menores. Outros adeptos dos métodos globais serão menos radicais e vão defender o sentido e a totalidade da linguagem como ponto de partida, mas não vão prescindir do ensino da análise de unidades menores, o que os faz se aproximarem, em algum momento, de estratégias de decifração.
(C)Sobre os métodos sintéticos, , vamos perceber a tensão entre as necessidades de decifração e de compreensão, em diferentes níveis, seja nas páginas de instrução destinadas ao professor, seja nas diversas edições do mesmo livro.
(D)Com o método analítico, também se possibilita uma chave de interpretação para decifrar qualquer palavra nova. Ressaltamos que dificilmente alguém aprenderá a ler ou escrever sem que opere com os fonemas e o modo de representá-los graficamente. É importante que a criança focalize o aspecto sonoro da língua, observando segmentos como sílabas, rimas, começos ou finais de palavras. Somente assim estabelecerá relações entre a escrita e a cadeia sonora da fala, apreendendo regras de correspondência entre grafemas e fonemas.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:Sobre os métodos sintéticos, , vamos perceber a tensão entre as necessidades de decifração e de compreensão, em diferentes níveis, seja nas páginas de instrução destinadas ao professor, seja nas diversas edições do mesmo livro.
Explicação:
luciomaiam48:
MUITO BOM A RESPOSTA GOSTEI .
respondido por:
0
Com referência aos diferentes métodos de alfabetização, podemos afirmar que a alternativa incorreta é a letra C) os métodos sintéticos são aqueles que partem dos elementos mais simples e depois chegam às unidades mais complexas.
Métodos de alfabetização
Existem vários métodos para as crianças aprenderem a ler num idioma, embora esses métodos também possam ser usados para ensinar uma criança a um segundo ou terceiro idioma.
- O método sintético representa o método usual para ensinar as crianças a ler, partindo dos elementos mais simples para depois chegar às unidades mais complexas, ou seja, começam estudando as letras, depois misturando-as para formar sílabas, e depois juntando-as para compor palavras, frases ou afirmações.
- Os métodos analíticos começam com palavras, frases ou declarações, depois examinam as palavras, as sílabas e, finalmente, as letras.
Saiba mais sobre métodos de alfabetização em: https://brainly.com.br/tarefa/51437758
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás