Respostas
Boa Tarde,
Cartas magnéticas é a diferença "em graus" apontado pelo norte magnético terreno e o norte geográfico, determinado pelo eixo de rotação do planeta, que não tem obrigação de coincidir com a atração magnética.
O mapa que representa as linhas do campo magnético terrestre é chamado de Carta Magnética.
A carta magnética é uma importante ferramenta para as áreas em que se faz necessário saber a orientação, como na topografia por exemplo, na navegação marítima e aérea, ou até mesmo nas aplicações bélicas.
Na prospecção de petróleo e de minerais, o uso da carta magnética é fundamental para localizar novas jazidas, cujo os minérios provocam alterações no campo magnético da região aonde se estabelece.
A primeira carta magnética do Brasil foi elaborada em 1980 pelo holandês Van Rychervosel, que veio ao Brasil a convite de Emanuel Lias (1826-1900), diretor do Imperial Observatório do Rio de Janeiro (e que atualmente recebe o nome de Observatório Nacional)
Pra finalizar, as cartas magnéticas precisam ser atualizadas a cada cinco anos devido à variação do campo magnético, que ocorre em função de N fatores.
Espero ter ajudado nos estudos, bom dia :)