A Constituição de 1988 consolidou a transição de um regime autoritário para um democrático. Assim, restabeleceu a inviolabilidade¹ de direitos e liberdades básicas e instituiu preceitos progressistas², tais como a igualdade de gênero, a criminalização do racismo, a proibição da tortura e direitos sociais, como educação, trabalho e saúde. [...]
*Vocabulário:
¹inviolabilidade: algo que não se pode violar.
²progressista: referente ao progresso.
Com base nesse texto, a Constituição brasileira de 1988 representou
A) um acordo comercial.
B) um atraso cultural.
C) uma conquista política.
D) uma forma de repressão.
Respostas
Resposta:. Letra D.
A Constituição de 1988 estabeleceu a inviolabilidade de direitos e liberdades básicas. De caráter progressista, ela garante a igualdade de gêneros e direitos sociais, como educação, saúde e trabalhos a todos os cidadãos. Além disso, a carta criminaliza o racismo e proíbe totalmente a tortura.
Explicação:
Espero ter ajudado.
Avalia por favor?
Obrigada.
A Constituição de 1988 representou uma conquista política, alternativa C).
A Constituição cidadã
Em 1988 tivemos a promulgação da Constituição vigente no Brasil. A constituição é a lei máxima de um país que dita os valores legais e diretrizes a serem seguidas e respeitadas por todos no território nacional.
Essa constituição recebeu o nome de constituição cidadã pela ampliação de direitos e preocupação coma formalização de princípios de direitos humanos e aprofundando a participação popular, sendo um marco da redemocratização do país após anos de Ditadura militar.
Dessa forma, podemos considerar a Constituição de 1988 como uma conquista política, alternativa C).
Saiba mais a respeito de Constituição de 1988 aqui: https://brainly.com.br/tarefa/45645239
#SPJ2