Analise as assertivas a seguir a respeito da polis de Esparta: I. Os espartanos eram o principal grupo social, do qual faziam parte os militares. Esse grupo concentrava o poder econômico, político e religioso. II. Na periferia da polis, habitavam os periecos, dedicando as atividades rejeitadas pelos espartanos. III. Esparta não passou pelas mesmas transformações econômicas de outras cidades gregas. Foi uma sociedade menos dinâmica, permanecendo com suas características oligárquicas e aristocráticas. IV. Explorados pelos espartanos, com plenos poderes políticos, os Hilotas eram servos de propriedades. Quais estão corretas? a. I, II, III e IV. b. Apenas I e II. c. Apenas I, III e IV. d. Apenas II, III e IV. e. Apenas I, II e III.
Respostas
respondido por:
1
A sociedade espartana era diárquica, injusta socialmente e com estratos sociais bem demarcados, como indica a alternativa E.
Esparta, uma terra militar e injusta
Os comportamentos espartanos era comum à época como aristocracia, visando o crescimento econômico de suas oligarquias e voltados à manutenção do tecido social por meio de seus domínios sobre o "povo inferior".
A cultura espartana dos "líderes da sociedade" era a guerra e o militarismo. Quanto aos outros, serviam-se de trabalhos que "um espartano não poderia fazer".
O governo teve dificuldade de expansão e melhorias econômicas, justamente por ser um lugar fechado em si mesmo, sem perspectivas além do militarismo sectário.
Complemento de leitura sobre Esparta: https://brainly.com.br/tarefa/29022184
#SPJ9
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás