Anexos embrionários são estruturas fundamentais para o desenvolvimento fetal e, para os mamíferos, a placenta é o mais importante. Ela é formada por duas partes: uma que se liga à mãe, pelo endométrio da parede uterina, e outra que se liga ao feto, através do cordão umbilical. Ela cresce até a 18ª semana da gestação e, quando está totalmente desenvolvida, pode chegar entre 15 e 20 centímetros de espessura, e pesar até 600 gramas, cerca de um sexto do peso do feto. Considerando o texto e o conteúdo estudado ao longo da disciplina sobre o desenvolvimento embrionário, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. A placenta e o cordão umbilical são anexos embrionários que, entre outras funções, são responsáveis pelas trocas gasosas entre o feto e o organismo materno.
II. Os anexos embrionários transportam constantemente CO2 (gás carbônico) para a corrente sanguínea do feto, assim como se encarregam de retirar o O2 (oxigênio).
III. As membranas fetais são muito importantes na gestação pois, além de proteger o embrião de impactos externos, também se encarregam de isolá-lo da parede do útero.
IV. No início da gestação a placenta é maior do que o feto, no entanto, de acordo com o desenvolvimento, ela vai diminuindo e, no parto, é pequena e facilmente expelida.
V. Devido à presença do DNA mitocondrial, que se destaca no momento da fecundação, 80% do material genético do bebê vem da mãe, por isso, eles terão o mesmo tipo sanguíneo. Está correto apenas o que se afirma em:
A) I, II e III.
B) I, II e IV.
C) II, III e V.
D) I, III e IV.
E) III e IV.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
I, III e IV.
Explicação: confia
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás