• Matéria: História
  • Autor: sarafonso
  • Perguntado 2 anos atrás

Na representação de pessoas negras em novelas, filmes e programas de entretenimento em geral, são raras as ocasiões em que afrodescendentes ocupam papéis de protagonistas ou desempenham funções hierárquicas mais elevadas nesses espaços.

Apesar de, na maioria das vezes, ficarem concentrados em um núcleo de menor poder aquisitivo e posições hierárquicas inferiores, os personagens negros, segundo Lima (2001), desde os anos de 1970, têm sido retratados nas telenovelas tendo, em alguma medida, projeção social. Contudo, eles parecem não possuir uma história própria, de modo que a autora os chama de “personagens soltos”. Ou seja, não se explora de maneira mais aprofundada questões relativas às subjetividades e relações afetivas desses personagens, relegando a eles posições secundárias e de menor importância na trama.

Ainda conforme a autora, estereótipos como da “mulher negra sensual” ou do “fiel empregado negro” são uma constante nas telenovelas brasileiras, de maneira que reforçam certas percepções estereotipadas da realidade social, enfatizando uma extrema sexualização ou uma obediência servil.

Assim sendo, qual a importância da representatividade do negro na telecomunicação? Assinale a alternativa ERRADA.

a.
Reforçar estereótipos.


b.
Quebrar preconceitos.


c.
Dar projeção cultural e social ao negro.


d.
Diminuir a criminalidade.


e.
Dar igual oportunidade de emprego.

Respostas

respondido por: daniloalvesd
5

Resposta:

Reforçar estereótipos

Explicação: O Papel do negro na comunicação que abrange todos os meios e mostrar sua cultura, riquezas e garra, é não dar forças aos estereótipos que estamos tentando combater

Perguntas similares