(Faceres/2016-2) A Lei Federal nº 11. 445/2007 estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, definindo-o como o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais. A respeito do saneamento básico, analise as afirmativas a seguir:
Respostas
A respeito do saneamento básico, a alternativa correta é letra ''D'' - II, III e IV
I - Alternativa é falsa porque a malária é transmitida por uma picada do mosquito Anophele.
IV - Alternativa é falsa porque a drenagem e o manejo de águas pluviais contribuem para diminuição das enchentes, e ao mesmo tempo ajudam a diminuir a degradação ambiental e melhora da qualidade de vida da população.
O que é saneamento básico
Conjunto de medidas para preservar as condições do meio ambiente, a fim de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida da população.
No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela constituição e pela Lei 11.445/2007
Entre os serviços de saneamento básico, destacam-se:
- limpeza urbana;
- esgotamento de água;
- abastecimento de água;
- manejo de resíduo sólido;
- drenagem urbana;
- manejo de águas pluviais.
A importância do saneamento básico
Um país com saneamento básico para toda a população pode ser chamado de país desenvolvido. Os serviços básicos, relativos à água, melhoram a qualidade de vida da população, principalmente no que se refere à redução da mortalidade infantil. Também é um grande fator para a expansão do turismo, na valorização dos imóveis e a renda dos trabalhadores.
A falta de saneamento básico favorece o aparecimento de doenças, tais como:
- malária;
- cólera;
- diarreia;
- febre amarela. entre outros.
Complementando a tarefa
I. A falta de abastecimento de água potável à população favorece a transmissão de doenças como esquistossomose, malária e ascaridíase.
II. A eutroficação é uma das consequências da falta de esgotamento sanitário e do lançamento de esgoto doméstico sem tratamento no corpo d’água.
III. O descarte de esgoto industrial quente em corpos d’água contribui para a redução da concentração de gás oxigênio, podendo levar a morte organismos aeróbios que vivem no local.
IV. A limpeza urbana e o manejo de resíduos sólidos adequados garantem a seguridade ambiental e a qualidade de vida.
V. A drenagem e o manejo de águas pluviais causam apenas os transtornos das enchentes e alagamentos, sem promoverem degradação ambiental ou perda da qualidade de vida.
São afirmativas verdadeiras:
a) I e III
b) I, II e V
c) II, III e V
d) II, III e IV √
e) I, II, III, IV e V
Entenda mais sobre Saneamento Básico em: https://brainly.com.br/tarefa/2910785
#SPJ4