• Matéria: Português
  • Autor: ceciliasantoss17
  • Perguntado 3 anos atrás

produza um pequeno texto informativo sobre os perigos do lixo descartado na natureza

Respostas

respondido por: jordanazanutto
0

Resposta:Quando o lixo é disposto nas vias públicas causa problemas de infraestrutura e alagamentos. Ao chegar nos rios, provoca desequilíbrio ambiental, representando uma grande ameaça à vida aquática, além de contaminar a água utilizada para consumo humano, tornando-a inapropriada e causando doenças.

Muitas vezes não nos damos conta de que estamos poluindo os rios com algumas ações que parecem inofensivas. Sabe aquela garrafa plástica ou latinha de refrigerante jogada na rua? Ela pode chegar ao rio da sua cidade.

Quando chove, a água transporta esses resíduos até as galerias pluviais, responsáveis por levar a água da chuva até os rios, córregos etc. e, dessa forma, ocorre a poluição deles.

Além disso, o lixo pode entupir as galerias pluviais, acarretando grandes problemas de saneamento, infraestrutura, enchentes e saúde pública. Ao alcançar os rios, esses resíduos causam ainda mais transtornos.

O descarte inadequado de lixo leva à formação de ilhas de lixo nos rios, prejudicando a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões. Os efeitos podem ser sentidos por muito tempo, visto que alguns materiais, como o plástico, demoram centenas de anos para se decompor.

Outro problema causado pelo descarte de lixo nos rios é a proliferação de insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya. Isso ocorre devido ao acúmulo de água parada no lixo, formando o criadouro ideal para esse mosquito.

Além disso, muitos dos nossos rios deságuam no oceano e, assim, levam lixo para as praias, tornando-as impróprias para o banho e desequilibrando o ecossistema. Alguns animais confundem os resíduos plásticos com comida e têm graves consequências, chegando muitas vezes ao óbito — a contaminação de plástico nos oceanos mata, anualmente, 100 mil animais marinhos.

Uma vez obstruídas por acúmulo de lixo descartado nas ruas, elas impedem a passagem da água que retorna e provoca alagamentos e inundações. Proliferação de pragas e de vetores de endemias podem ocorrer quando não há um acúmulo de resíduo correto em terrenos ou quando armazenados de maneira inapropriada.

Explicação:Espero ter ajudado!

respondido por: breviih
0

Resposta:

Os perigos do lixo descartado na natureza.

Explicação:

O lixo é uma das maiores causas de poluição, dentre elas temos sete principais tipos de poluição. A poluição atmosférica é uma das grandes ameaças ao nosso planeta, pois tem sido uma grande preocupação nos ultimos tempos pela amplitude que ela alcançou, causando a poluição no ar, através da incineração e queima de combustíveis, gerando uma fumaça com a liberação de gases que pode ser tóxica, principalmente se houver a queima de plásticos. Outro tipo de poluição é a do solo, que libera um líquido em seu processo de decomposição, mais conhecido como chorume, que danifica o solo e poderá contaminar o lençol freático, tornando-se nesse ponto poluição hídrica. Existem algumas que são menos perigosas, como a visual e a luminosa, a visual como o próprio nome diz, é a poluição que é bem vísivel, sendo ela com muitos outdoors, banners, fios, propagandas e várias outras coisas que podem causar a fadiga visual e a poluição luminosa que é causada pela iluminação excessiva e principalmente artificial que também causa a fadiga visual. Há também a poluição sonora, que ocorre quando existem excessos de ruídos e barulhos, que incomodam causando alterações no sono, estresse, depressão e até perda auditiva.
Dentre tantos tipos temos a térmica, possivelmente um risco para o nosso ecossistema, que acontece por conta da alteração climática, afetando o ar e a água, capaz até matar espécies que habitam.
E uma das mais devastadoras é a poluição radioativa, que é derivada de lixo radioativo ou nuclear, produzida pelas usinas nucleares. Que liberam gases e elementos tóxicos como césio, iodo, plutônio, entre outros, que são nocivos a saúde.

Perguntas similares