Um homem do grupo A, tem a mãe do grupo O. Este homem casou com uma mulher do grupo AB e tiveram filhos dos grupos A, B, AB e O. Os quatro filhos podem ser filhos biológicos deste casal? Responda sim ou não e explique a sua resposta
Respostas
O filho que possui sangue do tipo O não pode ser filho biológico deste casal, devido ao padrão de codominância apresentado pelos alelos que condicionam aos sangues tipo A e B, enquanto o sangue tipo O apresenta-se como uma condição recessiva.
Herança dos tipos sanguíneos
Os tipos sanguíneos do sistema ABO são um exemplo clássico de polialelia, condição que é expressada por mais de dois possíveis alelos em um gene, neste caso sendo determinada por três alelos possíveis. Estes alelos são os seguintes:
- Alelo dominante A: condiciona ao sangue tipo A;
- Alelo dominante B: condiciona ao sangue tipo B;
- Alelo recessivo i: condiciona ao sangue tipo O.
Quando os dois alelos dominantes A e B estão presentes simultaneamente, forma-se o sangue do tipo AB. Isto é um exemplo clássico de codominância. Assim, para cada grupo sanguíneo temos os seguintes possíveis genótipos:
- Sangue tipo A: genótipos AA ou Ai;
- Sangue tipo B: genótipos BB ou Bi;
- Sangue tipo AB: genótipo AB;
- Sangue tipo O: genótipo ii.
Assim, se temos um homem com sangue tipo A cuja mãe apresenta sangue tipo O, este homem precisa apresentar o genótipo Ai, pois herdou o alelo i de sua mãe, que apresenta genótipo ii. A mulher com que ele se casou, por sua vez, apresenta sangue tipo AB, ou seja, possui genótipo AB. Deste modo, temos o seguinte cruzamento:
Ai × AB
A | i
A | AA | Ai
B | AB | Bi
Deste modo, pode-se concluir que 50% dos filhos podem possuir sangue tipo A, 25% podem possuir sangue tipo AB e 25% podem possuir sangue tipo B, mas nenhum filho poderia ter sangue do tipo O.
Você pode continuar estudando sobre o sistema ABO aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35120467
#SPJ4