• Matéria: História
  • Autor: marcosjagata4043
  • Perguntado 3 anos atrás

[. ] A Lei do Ventre Livre entrou em vigor no dia 28 de setembro de 1871, sendo conhecida como uma das leis abolicionistas aprovadas no Brasil a partir de 1850. Essa lei propôs uma reforma da escravidão no Brasil, determinando que os filhos de mães escravizadas, nascidos a partir da sua data de aprovação, fossem libertos. A lei foi proposta pelo Visconde do Rio Branco, com envolvimento direto do imperador, um defensor de que reformas deveriam acontecer na escravidão no Brasil. A lei causou divisões profundas entre deputados do Norte e Sul do Brasil, e [. ] sua aprovação trouxe mudanças significativas, permitindo o fortalecimento do movimento abolicionista. [. ] De acordo com esse texto, a Lei do Ventre Livre representou a atuação da população negra no cenário político imperial. A consolidação da igualdade cultural na sociedade imperial. O avanço na luta pelos direitos das pessoas negras. O declínio do prestígio das elites agrárias na sociedade

Respostas

respondido por: dmmaia17
8

A lei do ventre livre promulgada em 1871 significou um grande avanço na luta pelos direitos das pessoas negras no Brasil e foi um grande passo rumo a abolição da escravidão que aconteceu 17 anos depois, portanto a alternativa correta é a 2.

Lei do ventre livre

A Lei do Ventre livre que começou a vigorar em 28 de setembro de 1871 ficou conhecida como uma das leis abolicionistas mais importantes da história do Brasil.

A lei do ventre livre trazia uma proposta de reforma na escravidão do país e determinava que as crianças nascidas de mães escravizadas após a aprovação da Lei fossem libertas e pudessem crescer como pessoas livres.

Saiba mais sobre a escravidão no Brasil aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1200875

#SPJ4

Perguntas similares