Alves (2014) aponta que as previsões de danos residuais ligados a eventos naturais extremos vão ocorrer em diferentes partes do Planeta na segunda metade deste século. E isso deve acontecer mesmo se houver corte substancial de emissões nos próximos anos. Haverá redução da oferta de água potável em territórios subtropicais secos, o que aumentaria as disputas pelo uso de bacias hidrográficas, além de uma possível perda de espécies de plantas e animais pela pressão humana, como a poluição e o desmatamento de florestas. Disponível em: https://eventos. Antac. Org. Br/index. Php/singeurb/article/view/1084/1567. Acesso em 01. Ago. 2022 (adaptado) Considerando as informações apresentadas no texto, é correto o que se afirma em: a. Apenas a região Nordeste do Brasil precisa enfrentar os desafios impostos pela alteração climática e ambiental. B. O cenário apresentado no texto demonstra a importância das intervenções e efetiva ação para barrar os efeitos das mudanças climáticas. C. A queda da população humana mundial, que poderá alcançar entre 9 e 10 bilhões de pessoas em 2050, nos coloca ante um dos maiores desafios globais do século XXI. D. O funcionamento de nossos ecossistemas está sendo pouco afetado pelas mudanças climáticas, não somente aquelas em nível global. E. A vulnerabilidade da nossa biota e ecossistemas diminuíram, ameaçando a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos associados
Respostas
Sobre a situação ambiental atual, está correta a alternativa: B. O cenário apresentado no texto demonstra a importância das intervenções e efetiva ação para barrar os efeitos das mudanças climáticas.
As mudanças climáticas e como combatê-las
O artigo citado na questão argumenta que passaremos por grande mudanças ambientais nos próximos anos, principalmente a partir da segunda metade do século. A água potável se tornará um problema maior do que já é, afetando principalmente regiões com menos chuvas e tradicionalmente mais secos, além da perda de biodiversidade.
Por isso, é necessário reduzir desde já as emissões de gases estufa, além de repensar a utilização e a gestão da água como é feita atualmente, evitando desperdícios e realizando uma gestão integrada entre regiões de um país ou até mesmo entre países.
Para saber mais sobre mudanças climáticas, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/12937576
#SPJ4