• Matéria: Geografia
  • Autor: MilenaFialho5799
  • Perguntado 3 anos atrás

Ao final do século XIX e durante uma grande parte do século XX, circulam jornais e revistas voltados aos negros. Os periódicos são fundados por associações dos mais diversos tipos, desde carnavalescas até literárias. As publicações começam com o intuito de discutir a vida da população negra em geral e promover assuntos interessantes à época. Porém, esses periódicos acabaram se tornando meios de denúncia de atos praticados contra os negros, das dificuldades desse grupo no período pós-escravagista, da desigualdade social entre negros e brancos e das restrições sofridas em decorrência do preconceito racial. [. ] Esse texto, que faz referência à imprensa brasileira, demonstra que esse veículo de comunicação foi um instrumento de benefício econômico para os negros. Defesa da superioridade cultural dos negros. Dominação política pelos negros. Extinção das desigualdades sobre os negros. Mobilização pela cidadania dos negros

Respostas

respondido por: aalvesluu17
0

A alternativa correta é a E, visto que os periódicos são da época pós-escravidão, sendo assim os negros já tinham tido sua liberdade, todavia ainda não conseguiam trabalhos dignos e também sofriam preconceitos e discriminação, por isso os jornais traziam notícias de casos que aconteciam contra os negros, e por isso promoviam uma mobilização pela cidadania deles.

Os negros no pós-escravidão e suas características

Sabe-se que durante o período colonial e no período da escravidão, os negros eram utilizados como moedas de troca em acordos comerciais, e trabalhavam como escravos nas lavouras e casas de engenho.

Todavia, após a abolição da escravatura esses negros já deveriam ser considerados como cidadãos, mas até então isso não acontecia. Dessa forma os periódicos funcionaram como uma forma de denúncia dessas situações.

Leia mais sobre Os negros no pós-escravidão: https://brainly.com.br/tarefa/25025203

#SPJ4

Perguntas similares