A Programação Orientada a Objetos (POO) é um paradigma de programação baseado no conceito de "objetos", que podem conter dados na forma de campos, também conhecidos como atributos, e códigos, na forma de procedimentos, também conhecidos como métodos. Correlacione os conceitos abaixo utilizados pela Programação Orientada a Objetos, relacionando a coluna da esquerda com a da direita; em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.
1 - Construtor ( ) É uma ação executada por um objeto quando passada uma mensagem ou em resposta a uma mudança de estado.
2 - Classe ( ) Define os atributos e comportamentos comuns compartilhados por um tipo de objeto.
3 - Comportamento ( ) É um método usado para inicializar objetos durante sua instanciação.
4 - Domínio ( ) É uma construção de software que encapsula estado e comportamento.
5 - Objeto ( ) Trata-se do espaço onde um problema reside.
4-5-1-2-3
3-2-5-1-4
3-2-1-4-5
2-3-4-1-5
3-2-1-5-4
Respostas
Boa noite!
A sequência correta seria 3-2-1-5-4
A questão é típica de faculdade, onde passa vários termos complicados e teóricos, que tiram de livros da década de 90. Mas a sequência correta é essa aí mesmo.
" É uma ação executada por um objeto " Isso é o comportamento
" Define atributos e comportamentos " esse comportamento seria os métodos, mas na questão troca por comportamento, acho que para ficar mais didático. Mas isso aí é a classe, é nela onde se define os atributos, construtores, métodos acessores, e alguns métodos de regra de negócio. Não é comum fazer métodos de regra de negócio em classes modelos ( também chamada de pojos ) geralmente são feitos em services.
" É um método usado para inicializar objetos durante sua instanciacao " Isso aí sem dúvidas é o construtor. A questão fala que ele é um método, mas isso aí é polêmico, tem gente que fala que é método especial, outros falam que não é método. Pra mim não é método, mas vida que segue.
" É uma construção de software que encapsula estado e comportamento " Se você não entendeu, fique tranquilo por que até senior que está no mercado não entenderia. Típica questão que gosta de colocar dificuldade onde não tem. Isso aí trata-se do objeto, quando esse paradigma foi criado, a intenção era a aproximação do mundo real e o virtual. Então o objeto é literalmente um objeto mesmo, carro, lápis, caneta. É aí que nasce a famosa abstração, mas isso aí já é pra outro momento.
" Trata-se do espaço onde o problema reside " Isso aí é o domínio
Espero ter ajudado e bons estudos!