[...] O Concilium Plebis era formado por dois magistrados (tribunos) representantes dos plebeus, que tinham o poder de vetar ou de se opor às decisões dos cônsules e do Senado que poderiam prejudicar a plebe. Caso uma decisão fosse vetada, não poderia mais ser colocada em prática. Em 471 a.C., o número de magistrados plebeus aumentou para dez. [...] De acordo com esse texto, os Tribunos da Plebe na República romana representavam a criação de ações para proteger os bens da aristocracia. a garantia dos interesses dos estrangeiros. o acesso a uma parcela dos impostos por grupos populares. o direito político das classes populares.
Respostas
O Concílio da Plebe representou o acesso aos direitos políticos por parte das classes populares. A Plebe era composta por artesãos, comerciantes e pequenos proprietários. Letra d.
Concílio da Plebe
As revoltas plebeias foram responsáveis pela garantia de direitos por parte dos plebeus, que anteriormente não tinham participação política (apenas os patrícios tinham esses direitos), eram escravos por dívidas, pagavam altos tributos, entre outros. Essas revoltas foram motivadas pelo descontentamento político, social e econômico dos plebeus.
Essas revoltas ocorreram entre 494 a.c e 287 a.c. e ao longo delas, os plebeus foram conquistando direitos. Entre eles, a Tribuna da Plebe, reforma agrária, fim da escravidão por dívidas, entre outros. Ocorreram no período da República.
Leia mais sobre Roma: https://brainly.com.br/tarefa/22473769
#SPJ1
Resposta:
letra d) o direito politico das classes populares :)
Explicação: