• Matéria: Geografia
  • Autor: jujuxuxu
  • Perguntado 9 anos atrás

RESUMA ESSES DOIS PARÁGRAFOS

Outra forma de concentração de terras no Brasil é proveniente também da expropriação, isso significa a venda de pequenas propriedades rurais para grandes latifundiários com intuito de pagar dívidas geralmente geradas em empréstimos bancários, como são muito pequenas e o nível tecnológico é restrito diversas vezes não alcançam uma boa produtividade e os custos são elevados, dessa forma, não conseguem competir no mercado, ou seja, não obtêm lucros. Esse processo favorece o sistema migratório do campo para a cidade, chamado de êxodo rural.

A problemática referente à distribuição da terra no Brasil é produto histórico, resultado do modo como no passado ocorreu a posse de terras ou como foram concedidas.
A distribuição teve início ainda no período colonial com a criação das capitanias hereditárias e sesmarias, caracterizada pela entrega da terra pelo dono da capitania a quem fosse de seu interesse ou vontade, em suma, como no passado a divisão de terras foi desigual os reflexos são percebidos na atualidade e é uma questão extremamente polêmica e que divide opiniões.

Respostas

respondido por: amandah21
3
O Brasil foi dividido em partes  diferentes que nem sempre foram justas como as de hoje, as capitanias hereditárias eram divididas para servidores do rei de Portugal,ganhando certo lucro mais dando muito para Portugal,por isso que as questões eram tão injustas.

amandah21: espero q possa te ajudar...
Perguntas similares