Respostas
Bons estudos!
Não seria possível o convívio social com a ausência total de regras, vez que o indivíduo se encontraria em constante conflito com seu íntimo e o convívio com a sociedade em si.
Émile Durkheim, importante autor da sociologia positivista, chamou este fenômeno de estado social de anomia, onde a ausência de regras provocaria uma ruptura do ser com ele mesmo no convívio conflituoso entre o individual e o coletivo.
A anomia para Durkheim
Durkheim, sociólogo francês de grande destaque na literatura científica, descreveu em sua obra que, em determinados momentos, a sociedade vive processos de "anomia".
Anomia seria um estado social onde os vínculos entre as pessoas estão demasiadamente enfraquecidos, fazendo com que as regras sociais que norteiam os indivíduos também se enfraqueçam, como consequência.
Gerada a ausência de controle social, a anomia seria então responsável pela quebra de expectativas do indivíduo enquanto sujeito social, o que o adoece pela falta de perspectivas e pela ausência de fatos sociais que indiquem seu pertencimento, coesão e, até mesmo, lhe retirem objetivos em sua existência.
Segundo Durkheim, os altos índices de suicídio e perda de identidade social que observamos em determinados momentos ou sociedades podem se relacionar diretamente com este estado de anomia social, não sendo palpável, portanto, que se conviva com outras pessoas, em qualquer lugar, sem que haja regras.
Para mais informações acerca da anomia para Émile Durkheim, acesse https://brainly.com.br/tarefa/10458603
#SPJ2