• Matéria: Artes
  • Autor: pdourado
  • Perguntado 9 anos atrás

Diferentemente da egípcia, a escultura grega não tinham função religiosa e se desenvolveu livre de regras rigidas? qual foi a importante evolução na escultura representada pela obra "Efebo de Crítios"?

Respostas

respondido por: amandakeiko
117
Os artistas gregos não se mantinham reféns das convenções rígidas do período, pois suas estátuas não exerciam uma função de cunho religioso, como acontecia no Egito. Em consequência disso, a evolução da escultura grega foi propagada de maneira livre. A não satisfação com a postura rígida e forçada de “kouros”, pelos escultores, foi uma das medidas propícias dessa evolução.

As mudanças começaram a surgir de fato com a construção da estátua conhecida como “Efebo de Crítios”. Essa obra, por exemplo, é capaz de mostrar as alterações no seguinte aspecto:

O modelo tem a cabeça ligeiramente voltada para o lado, em vez de olhar bem para a frente;O corpo passa a descansar sobre uma das pernas, em vez de apoiar-se igualmente sobre elas. Isso faz com que assuma uma posição mais afastada em relação ao eixo de simetria e que mantenha o quadril desse lado, um pouco mais elevado.

pdourado: Muito obrigada!
Perguntas similares